sábado, 10 de dezembro de 2011

Organizando a Mesa de Jantar!!

Olá amigas queridas,
Uma boa  mesa de jantar deve ser organizada! Seja ela formal ou informal. Por isso, ontem fui fazer uma consultoria de organização para uma Mesa de Natal de uma amiga. Lá fomos nós para a Saara ( uma área comercial situada no centro do Rio de Janeiro ) atrás de detalhes, flores, panos, frufus... para ajudar minha querida amiga. Adoroo!!Por mais simples que seja a mesa, se ela estiver organizada dá um toque especial. É muito legal ter esse cuidado de organizar a mesa na hora de receber pois ,demonstra carinho e dedicação aos nossos amigos. Outro dia eu fiz uma cliente em que eu acabava almoçando por lá e gentemm, a mesa era uma coisa de organizada. Todos os dias a mesa era posta com todos aqueles talheres e copos. Parecia novela de tão linda  ( com direito a talheres de prata, ok!) e eu ficava ali babando. Fiquei pensando na minha mãe que me colocou para fazer curso de etiqueta quando eu ainda era uma senhorita.Obrigada mamys!! Era tanto copo e talher.rsrsrsr Tudo lindo de morrer! Fiquei muito encantada. Pois é amigas, nós podemos organizar lindas mesas e de um jeito muito simples. É só posicionar tudo no seu devido lugar.Infelizmente esse ano não vou ter mesa pois não vou passar o Natal por aqui, mas adoro pensar em todos os detalhes. Depois conto pra vocês!!
Bjs

Dicas para organizar a mesa:
  • Talheres: Serão colocados em ordem de uso do menu que será oferecido.
. Facas - São sempre colocadas do lado direito e devem ter as lâminas voltadas para o prato;
. Garfos - Sempre a esquerda do prato;
. A colher de sopa fica à direita da faca;
.Os talheres de sobremesa que não vierem junto com ela devem ser dispostos acima do prato. O cabo da colher volttado para a direita, e o do garfo, abaixo, virado para a esquerda;
  • Copos: Devem ficar à direita e ao alto. Apenas quatro copos dever ser colocados à mesa, na ordem em que serão usados. ( vinho branco, tinto, água e champane )
São colocados da esquerda para a direita e de maior para o menor;
  • Pratos : Os pratos devem ficar empilhados em ordem de uso.
Caso os pratos sejam servidos previamente preparados na cozinha, pode ser uma boa opçao usar sous-plat ( suporte colocado no lugar do prato para servir de apoio, que deve permanecer sobre a mesa durante toda a refeição);
. Os pratos para pão devem estar à esquerda e ao alto dos talheres ( na diagonal do prato );
  • Guardanapos: Devem ser colocados à esquerda dos garfos ou sobre os pratos; ( de preferência utilize guardanapos de tecidos)


Minha mesa de Natal de 2010. Simples e feita com muito amor.


Imagens e fonte: Organizando espaços ( Miriam Gurgel), Mdemulher, Organização&Arte

8 comentários:

  1. Oi Halorna, tudo bem?

    Obrigada pelas dicas de organização da mesa. Sempre é bom aprender coisas novas. Mais quando
    se tem muitas pessoas e pouco espaço, fica meio
    difícil.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  2. Olá Halorna... Dicas preciosas! Que maravilha esta mesa, em? Acho que organização da mesa tem tudo haver com carinho e amor! Cada detalhe pensado na satisfação de quem vai ser servido e uma alegria para quem serve!

    Bjo e bom início de semana.

    ResponderExcluir
  3. Halorna,
    Adorei o post!!! Quantas dicas legais! Vou ser sincera, essas dicas eu não sabia de nenhuma...rsrs... Vou guardar, quem sabe um dia tenho que fazer uma mesa bem chique!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu post, sempre fico em dúvida na hora de arrumar...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Um dia quem sabe... dou um jantar ou um almoço na minha casa e com certeza farei tudo isso!! Lindo.. amo de verdade!!

    Muito legal o seu post.. e qdo for fazer a mesa??... claro q vou voltar correndo aqui pra ler td de novo... pq decorar nao é o meu forte!! rsrsrs

    Mas passando mesmo pra dizer que deixei um selinho pra você lá no blog!! Espero que goste!!
    http://entaovoa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que mesa linda a sua, adorei as dicas e estou compartilhando (hihi). Obrigadinha pelo carinho viu, fiquei muito feliz com o seu comentário. Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas amiga, vou usá-las com certeza!
    Ah..quanto ao seu comentário, eu também amei o escorredor de macarrão com as velas...achei super original...um luxo!

    bjuss

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  8. Halorna
    Vim retribuir a visita e adorei seu blog.
    Essa mesa ficou um show, muito bom gosto.
    Parabéns
    Beijo
    Roseli

    ResponderExcluir