quinta-feira, 17 de maio de 2012

Prateleiras na Cozinha!

Oi gente querida,
Eu adoro falar de cozinhas e tenho a impressão de que algumas cozinhas foram projetadas com o único objetivo de contemplação, pois são verdadeiras obras de arte. Por alguns anos da minha vida projetei muitas delas e vou confessar que tenho grande fascínio. Já disse que deve ser porque me falta dotes culinários então, tenho que compensar de alguma forma. ehehehe. Enfim, fazendo um tour pelas casas dos outros, bisbilhotando geral, a gente pode notar que na América do norte e nos países nórdicos tipo Dinamarca, Noruega, Suécia...as cozinhas são sempre muito clean e cheias de designer, parecem saídas da última Casa Cor de tão elegantes. São cozinhas de revista  e nem acredito que mora alguém ali.Ou seja, fico babando aqui nesses lados do trópico. O interessante é que eles costumam usar armários sem portas ou apenas prateleiras para guardar todos os acessórios, pratos, copos, bowls e até os produtos alimentícios ficam ali, à mão! São tantas cozinhas lindas que fica até difícil fazer uma triagem. O ponto é que eu me amarro nesse tipo de cozinha. Parecem tão descoladas, tão organizadass. O legal é que é fácil e barato de fazer, pois só precisamos de umas prateleiras e muita organização. Vamos nos inspirar!
Muitos beijos

Eu acho que para termos prateleiras abertas temos que inicialmente definir certas coisas, seguir alguns passos básicos. A primeira coisa que eu faria era agrupar os objetos similares, " juntar o mesmo assunto". Isso facilita a utilização no dia-a-dia. ( dá pra perceber que não é o que ocorre aqui nessa cozinha cujos utensílios estão todos misturados_ copos com panelas, com xícaras. Mas o visual me agrada). O ideal é escolher uma categoria e trabalhar por prateleira.
Em seguida setorizar essas prateleiras por funções e prioridades.Nas prateleiras mais aceesíveis o ideal é colocar os utensílios mais usados tipo: pratos e copos. Empilhar os pratos e de preferência separar os rasos, fundos e de sobremesa. Manter os copos agrupados, alinhados e em sequência de tamanho . Adoro esses bowls que dão volume à prateleira.
  
Eu jamais misturaria utensílios com comida, temperos...na mesma prateleira. Mas, se for misturar utensílios e produtos alimentícios não esquecer de anotar a data de validade na hora que for retirar o produto da embalagem original. Depois colocar em um recipiente, que de preferência seja de vidro e hermético.
É fácil entender a logística das pessoas, mas eu colocaria as xícaras todas juntas e desceria os copos para ficarem juntos dos pratos. Reparem como tanto os pratos quanto os copos estão de difícil acesso! Também vale o critério de usar todas as louças brancas juntas, que também é muito válido. Na verdade, eu sempre digo e repito, não tem uma regra na oganização. Cada solução é personalizável e se adapta individualmente a cada pessoa.
Adoro essas panelas todas penduradas. É incrível como eles não usam armários superiores. Alimentos não perecíveis todos expostos, temperos. Objetos à Mão?? Facilitam a vida.
Acho que também temos que deixar expostos o que nos parece atraente, né. Olha que linda essa louça.Também é divertido ter uma coleção e poder brincar com ela. Os meus pratos, asminhas louças são todas brancas. Sem imaginação a moça!rsrsrrs

Olha que máximo esse móvel para aquele espacinho ocioso na sua cozinha. Acho que o que tem que ficar ali é o que você usa todos os dias. Enfim, você não tem que manter as coisas à mão se você só usa ocasionalmente. E também, nem tudo vale a pena mostrar.rsrsrs
Eu acho que essas prateleiras tem uma finalidade decorativa dos utensílios de todo dia.  E aí eu me pergunto..Mas e a poeira??Por isso eu digo, armários abertos?? Só para o que se usa frequentemente, pois são sempre lavados.
Tá vendo aquela bandeja e a travessa em pé atrás, no fundo?? Eu costumo fazer isso na organização dos louceiros. Coloco a travessa atrás das pilhas de pratos ( ela fica amparada pelos pratos), geralmente. Além de decorar, identifica o jogo.
Nem precisa falar nada, heim! Olha o estilo. Não´é uma obra de arte!
Imagens:House Beautiful, Apartment Therapy, Shelterness, 79 ideas.

12 comentários:

  1. Halorna,
    Lindo, lindo, lindo! Mas lendo seu post tbm pensei no mesmo que vc, e a poeira???? Aí fiquei pensando, bom mesmo é prateleiras com coisas mesmo muito usáveis como vc mesmo diz. Mais que são lindos são!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Halorna, adorei as dicas..pena que eu acho que nao é muito pratico sem as portas..mas que fica lindo, fica! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Halorna, tudo bem? Estou meio ausente nas minhas manifestações, mas adoro passar por aqui (quietinha) e me deliciar com teus posts de ideias práticas e inteligentes.

    Amei a 2ª foto.


    bjbj e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Halorna,
    lindas as prateleiras. Oproblema é que não consigo mantê-las arrumadinhas. Acabam ficando um vários objetos que a família vai descarregando nas prateleiras. Mas assim organizado, fica lindo.

    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei linda a foto 6...ando repensando isso de deixar tudo exposto, fica uma graça mesmo, além de ser bem funcional...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Acho bonito assim,m as gordura, poeira. Não acho mto funcional.

    ResponderExcluir
  7. Oi Halorna!
    Saudades!
    Correndo bastante amiga!
    Espero que sim...rsrs
    Beijo, linda noite e um abençoado final de semana!

    ResponderExcluir
  8. Oie Halorna, tudo bem?
    Acabei de conhecer o seu blog e me apaixonei, diversas dicas bem interessante para a organização que eu vou inserir no meu dia-a-dia. Teve dois posts que eu adorei, um foi quando você mostrou como organizou um armário, me fez ter ânimo para arrumar o meu que estou a um bom tempo enrolando, o outro foi sobre o estilo preto e branco de decoração que eu adoro e sonho ter um banheiro com essas cores.
    Mas falando sobre esse post. Acho bem interessante a ideia de deixar tudo em uma prateleira, mas ainda prefiro um armário com porta. Uma coisa que uso para conseguir mais espaço é sempre ter aramados de cozinha, porque eles dobram o espaço de armazenamento, recomendo isso para conseguir organizar melhor as coisas sempre.

    ResponderExcluir
  9. Gurias, que demais o blog de vocês :D
    Organizar com arte é que faz toda a diferença!! Tô copiando muuuita idéia!!
    Bjux!

    ResponderExcluir
  10. olá
    cheguei bem n dia das cozinhas lindas e das prateleiras
    fiz uma pra minha cozinha mas nada convencional
    bem eco
    lindo teu post
    bom doingo
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  11. blog encantador, por blogs como o seu eu resolvi criar o meu, conto com vc por lá bjins ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá Halorna, realmente tem algumas tão lindas que merecem só serem admiradas, adorei todas, hoje meu sonho é ter uma cozinha branca para poder dar cor com a decoração...objetos e claro ter prateleiras. Hum...quem sabe chego lá...
    **Bjs**

    ResponderExcluir